Na transição para o pós-carreira, superar insegurança, medos e incertezas é chave para fazer as escolhas necessárias e construir um novo projeto profissional

Segunda metade da vida e da carreira. E agora?

Dois períodos da fase adulta da carreira, de grandes expectativas e acontecimentos, marcam nossa história profissional: primeiro,  aquele em que iniciamos nossa jornada no mundo do trabalho e, segundo, o pós-carreira, quando encerramos o nosso vínculo com o trabalho remunerado, assalariado e vinculado à uma única organização.

Quando estamos na eminência de ingressar no mercado de trabalho, fazemos algumas escolhas que determinam o nosso rumo profissional. Igualmente, na maturidade, quando estamos nos retirando do mundo corporativo, tomamos decisões que determinarão o nosso novo estilo de vida.

Ao iniciar a jornada profissional, o jovem sai de um período de dependência dos pais para um período de produtividade e independência financeira e pessoal, ao passo, que a pessoa na fase de aposentadoria, pode estar à mercê de uma situação de improdutividade e dificuldade de manter as mesmas condições financeiras.

É interessante observar o que há de comum entre os sentimentos vividos pelo jovem no período que antecede a sua entrada no mercado de trabalho e os da pessoa madura, que vive o momento que antecede a aposentadoria: incertezas, medos e inseguranças.

Esse é, portanto, um período de transição, um estado de confusão mental que dura até que o indivíduo se reequilibre, se planeje e tome atitudes com o objetivo de construir seus novos projetos pessoais e profissionais.

Um projeto de vida e carreira construído em conjunto com a família

Entre os casos que já atendi, alguns me chamaram mais atenção. Um deles foi o de um executivo, na casa dos 60 anos, do setor industrial, que iniciou o Programa de Preparação de Aposentadoria (PPA) seis meses antes de deixar a empresa. Dedicou-se ao trabalho, seguindo com motivação todos os passos para a construção do seu projeto de vida pós-carreira.

O objetivo do profissional, era ter mais tempo com a família, uma vez que havia acabado de ter um filho, no seu segundo casamento. Por outro lado, ele gostaria de se manter ativo, mais por razões intelectuais e de relacionamento com pessoas de um grupo que fazia sentido para ele do que financeiras. A escolha de projeto profissional foi a de abrir uma consultoria na área que o executivo dominava, com serviços de partida de fábrica, excelência de produção e outros tipos de serviços.

No período de seis meses, estabelecemos e realizamos todas as etapas necessárias para levar a termo o projeto de vida e equilibrar o tempo que o executivo usava com família e trabalho. Foi um projeto de sucesso e mantenho até os dias de hoje contato com o profissional, que permanece ativo e satisfeito com a escolha que fez.

Segurança financeira não é suficiente para o sucesso da transição de carreira

Já, em outro caso que atendi, também de um executivo de 60 anos, do ramo industrial, foi necessário um pouco mais de tempo para que a insegurança fosse superada e o projeto de consultoria fosse colocado em prática.

Pode parecer estranho para alguns, mas essa foi uma questão mais psicológica do que orçamentária, visto que ao realizarmos uma análise financeira, que faz parte do processo, concluímos que essa pessoa possuía uma reserva bastante satisfatória para completar a longevidade.

Mesmo tendo uma situação financeira confortável, o pânico de ficar sem vinculo com a empresa e sem orçamento mensal fixo foi tamanho, que exigiu mais tempo até que o projeto  amadurecesse e a questão psicológica fosse superada.

Voluntariado e prestação de serviços são opções interessantes no pós-carreira

Há, ainda, um terceiro caso, bastante interessante, no qual uma executiva de marketing, se dedicou ao programa de preparação para aposentadoria, conseguindo compor dois projetos, um de voluntariado e outro de prestação de serviços de marketing para pequenas empresas. Outro caso de sucesso.

Em outro caso, um executivo da área de projetos estratégicos tomou consciência sobre a nova fase de vida e carreira antes de seu empregador e pediu para deixar a empresa. Estava satisfeito com a carreira, tinha desejo de viver a própria vida e fazer escolhas independentes do mundo corporativo. Optou por prestar serviços de consultoria esporádicos em sua área de domínio.

Programas em Grupo, de Conscientização e Preparação para a aposentadoria

A aplicação do Programa de Preparação para a Aposentadoria Ativa precisa ser acompanhada de cuidados, pois a sua realização acompanha muitas resistências. O tabu existe porque algumas pessoas imaginam que após participarem do programa serão demitidas pela aposentadoria.

Diante disso, é necessário que a empresa desenvolva um bom programa de comunicação interna, que inclua sensibilização das lideranças e dos participantes, para que todos assimilem os benefícios do projeto, ao deixar claro que a aplicação do programa pós-carreira não está vinculada ao afastamento imediato.

Além de trabalhos individuais com os futuros aposentados, as empresas podem oferecer oficinas em grupo para os profissionais que estão na faixa de 55 a 65 anos.

O afastamento do mundo corporativo ocorrerá, seguramente, em algum momento e é com o programa de preparação para aposentadoria que os profissionais poderão se conscientizar da necessidade de se preparar e se planejar para o futuro próximo. A aceitação do Programa de Aposentadoria é a chave para a conquista de seus objetivos.

A escolha estará sempre presente em nossas vidas, pois somos seres em evolução, e evoluir é aprender, pela mera curiosidade, pelo prazer ou pela necessidade. Viver neste mundo oferece muitos aprendizados, então por que não aproveitá-los, especialmente nesta fase de vida, quando nos libertamos das obrigações em tempo integral? A proposta é amadurecer, desprender-se do passado, viver e construir o futuro.

Siga as nossas publicações nas redes sociais, no nosso LinkedIn, no Twitter ou no Facebook e visite este blog periodicamente, pois toda semana publicamos um artigo novo para ajudar no desenvolvimento da sua carreira. Até o próximo artigo!

Sobre a autora:

*Telma Guido é consultora de carreira da Lens & Minarelli. Com experiência em liderança, transição de carreira, apoio a executivos C’level por meio de Assessment e Coaching para executivos, além de vivência em programas individuais e coletivos de carreira dirigidos aos jovens em fase de escolha e início de carreira, ela é especialista em elaboração e aplicação de programas de preparação para aposentadoria/pós-carreira. A profissional é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduada pelo Instituto Sedes Sapientiae em Orientação Vocacional, Profissional e Ocupacional, e Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute. É coautora do livro “Consultoria: coleção de Cases de Sucesso” – capítulo: “Os Pilares da Aposentadoria – Trabalho e Segunda Metade da Vida”, da Editora Nelpa/2016.