Jorge Kraljevic conversou sobre a necessidade de mudanças nas posturas profissionais e corporativas para acompanhar as tendências do Pós-Crise

Lens & Minarelli realiza Bate-Papo com Headhunter e Café com Networking em São Paulo

A crise pela qual estamos passando apresenta um cenário que exige reestruturação, Inteligência Mercadológica e novos comportamentos, tanto por parte das empresas quanto dos executivos, que devem se adaptar ao novo momento do mercado. As movimentações realizadas por uma parcela das empresas, no início do segundo semestre de 2017, indicam que elas estão respondendo a esse cenário apostando em uma pauta produtiva, avaliando o time atual e planejando a condução de novos processos seletivos diante dos desafios que estão por vir. Esse contexto requer, do executivo, habilidade para atuar em diversas áreas, agilidade para identificar necessidades de ajustes no planejamento e capacidade de liderar sua equipe para acompanhar mudanças que precisam ocorrer em tempo real. O profissional precisa demonstrar que pode ajudar as empresas a obter bons resultados a partir dessas mudanças, em menor tempo e com menor custo.

De acordo com o presidente da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, a difícil situação política e econômica que o Brasil e as organizações enfrentam é a oportunidade que o executivo tem para oferecer soluções que contribuam para a retomada do crescimento empresarial. “Tenho certeza que o país atravessa um momento delicado, porém esse é um momento oportuno para que se desenvolva a criatividade e para a renovação. Precisamos atuar junto às organizações, ajudando-as a retomar o rumo certo. Novas oportunidades despontam para que cada profissional ofereça o seu melhor, estabelecendo um diferencial diante da acirrada concorrência, das necessidades e das expectativas dos empregadores.”

Networking e Bate-Papo com o Headhunter

O evento contou com um público formado por executivos assessorados pela Lens & Minarelli, diretores e gerentes especialistas das áreas de administração, operações, finanças, recursos humanos, comercial, comunicação corporativa, marketing, jurídico, educação, saúde, engenharia e TI (Tecnologia da Informação). Jorge Kraljevic, headhunter Sócio-Fundador da Signium no Brasil abriu o bate-papo e abordou o atual cenário do mundo corporativo, respondendo perguntas dos participantes sobre os aspectos gerais do mercado de trabalho, áreas mais aquecidas, comportamento, técnicas de prospecção e entrevistas (tanto com o headhunter, quanto com as empresas). Falou também sobre os perfis profissionais mais valorizado pelas empresas atualmente e sobre detalhes de como os processos de hunting são conduzidos.

Kraljevic fez, ainda, uma retrospectiva do início da crise em 2015, falando dos cortes de pessoal e da escassez de vagas no mercado. Seguiu comentando o movimento lento de abertura de novas posições e contratação de profissionais polivalentes, em 2016. Apontou a disposição das empresas para buscar profissionais seniores. Com maturidade, resiliência para enfrentar turbulências e disposição para colocar a mão na massa. Para o Sócio-fundador da Signium, hoje, a tendência é de estruturas enxutas nas quais o executivo precisa ter disposição e capacidade de atuar, não só com as atividades estratégicas, mas também com as táticas e, muitas vezes, com as operacionais.

O headhunter falou sobre a importância da apresentação pessoal, que deve ser adequada ao “dress code” de cada empresa. Abordou as atitudes comportamentais que estabelecem um diferencial atualmentente, como a proatividade e a dinamicidade, bem como a relevância que um currículo que descreva as realizações dos dez últimos anos e os resultados obtidos nesse período tem no processo de hunting. Orientou sobre como o candidato deve se preparar para entrevistas, analisando os relatórios publicados pelas empresas de capital aberto e as notícias, além de como ele deve se preparar para desenvolver um diálogo equilibrado com o entrevistador, fazendo e respondendo perguntas na mesma proporção, por exemplo.

Para o especialista, o principal canal para procura de vagas, atualmente, é o Linkedin, seguido dos grupos com os quais o executivo se relaciona, das ações diretas de networking e das consultorias de headhunting.  “O atual momento é promissor para a recolocação, mas é importante aproveitar ao máximo a transição de carreira e os recursos oferecidos pelo programa de Outplacement® da Lens & Minarelli. Com certeza, em breve, a maioria dos assessorados presentes neste evento estarão atuando em novas empresas. As áreas de recursos humanos, vendas, financeiro, tecnologia de solução e os segmentos de varejo, indústria farmacêutica, educação e serviços financeiros, apresentam as maiores oportunidades de contratação”, finalizou.

Encerramento

O evento foi encerrado por José Augusto Minarelli, que agradeceu ao Jorge Kraljevic, aos assessorados e à equipe da Lens & Minarelli presente. “Os nossos programas incluem ‘workshops’, grupos de conversa, seminários colaborativos para planejamento e revisão do negócio próprio e uma série de eventos destinados a oferecer informações para os nossos assessorados, dando oportunidade para que tenham contato uns com os outros e com os ‘players’ de mercado, bem como oferecendo dados e orientações relevantes para suas transições de carreira, acrescentando valores e diferenciais para seu desenvolvimento profissional e para que tenham êxito na busca da nova oportunidade”, concluiu o CEO.