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Você RH – Reputação e Demissão


 

Casos de demissões mal conduzidas se espalham
rapidamente graças às redes sociais.

Reportagem de Bárbara Nór

 

Para ler as recomendações do CEO José Augusto Minarelli na reportagem da revista Você RH, edição de junho/2017, leia a matéria completa “Histórias de terror – Casos de demissões mal conduzidas se espalham rapidamente graças às redes sociais” na revista  ou escute o artigo na Ubook !

 

Desligar um colaborador é uma tarefa difícil. Se mal conduzida, causa danos que se multiplicam na velocidade da internet. O programa de Outplacement® tranquiliza empresa e ex-funcionários, antes, durante e após a demissão.

 

Se antes o prejuízo por um corte malfeito se restringia aos custosos processos trabalhistas e ao mau humor da equipe remanescente, hoje ele compromete a reputação da corporação. Um funcionário ressentido torna o ocorrido público na redes sociais”, diz José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli consultoria de recolocação de executivos.

 

“Um erro comum é o profissional ser informado da demissão e enquanto isso ter seu acesso à internet cortado”, diz Minarelli. Em alguns casos,  o funcionário sai da sala onde acabou de receber a notícia e é acompanhado de um segurança até a sua mesa para buscar seus pertences. Alguns não tem essa chance, e uma caixa com suas coisas o espera na saída. Isso gera um clima de revolta e afeta negativamente as pessoas que ficam. O ideal é que o RH ofereça ajuda ao empregado para fazer o backup de arquivos pessoais e configurar o e-mail avisando de seu desligamento.

 

A política de desligamento deve incluir a comunicação aos funcionários remanescentes. “O ideal é o líder conversar ao vivo, logo em seguida aos cortes, e também mandar um breve e-mail informando a demissão”, diz Minarelli.