Voltar para a listagem

Administradores.com – O profissional moderno & O profissional tradicional


Helena Ribeiro,

Nesta era de competitividade global o profissional moderno necessita estar atualizado não apenas com o desenvolvimento dos negócios, mas espera-se deste um investimento pessoal que o capacite para os mais diferentes ambientes de atuação, ou seja, para a vida. Destes profissionais, se destacam àqueles que diante das mudanças apresentam maior flexibilidade e autogerenciamento. Exige-se muito mais do profissional moderno que daquele de alguns anos atrás. Para tanto, as empresas buscam atualmente no mercado de trabalho, profissionais líderes, que mesmo não ocupando cargo de liderança, possua a competência de influenciar outros a agir.

 

Diferente do profissional tradicional que trabalha de forma linear, que recebe ordens de cima para baixo num ambiente impessoal e muitas vezes crítico, com mecanicismo e disciplina que resultam em áreas de trabalho tensas e sem a valorização do capital humano. Já o profissional moderno atua em equipe, tem metas profissionais e pessoais e possui consciência do que é imprescindível para seu desenvolvimento. Afinal, a competitividade é ferrenha. Neste cenário os profissionais necessitam além de especialização profissional e se necessário, ser multifuncionais; ter equilíbrio nas inteligências racional, emocional e principalmente, desenvolver e/ou aprimorar a inteligência espiritual (QS), uma nova competência da década de 90, valorizada nas organizações e na sociedade.

 

Danah Zoahr, filósofa americana, em parceria com o psiquiatra Ian Marchal, publicaram o livro “QS – Inteligência Espiritual, afirmam que o QS é a base para que as demais inteligências operem de modo mais eficiente tornando o ser humano uma pessoa espiritualizada. Na nova década o mercado valorizará o profissional moderno com maior autodesenvolvimento e visão holística. Novos métodos de conhecimento e capacitação permitem ao profissional moderno crescimento profissional, pessoal e estilo empreendedor. Desta forma, o profissional que tem um plano de carreira e de vida, gerencia sua carreira como se fosse sua empresa.

 

No mundo corporativo, o profissional se adéqua às mudanças e têm consciência desta necessidade, daí a importância do desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Motivação, criatividade, resiliência, trabalho em equipe, entre outras, no profissional moderno há sempre algo a desenvolver. Afinal, o homem é um eterno aprendiz.

 

De acordo com José Augusto Minarelli, conselheiro de carreiras e Outplacement, o mercado de trabalho está em rápido processo de transformação apresentando assim, menor quantidade de empregos formais e maiores oportunidades de novas maneiras de prestação de serviços.

 

Minarelli estimula a Inteligência Mercadológica (habilidade de estar atento e perceber as necessidades das pessoas, fonte inesgotável de geração de emprego e renda), nas pessoas e acredita que dessa forma estarão preparadas para enfrentar o desafio proposto pelo economista irlandês Charles Handy ao filho: “Procure cliente, não empregos!” Atualmente, existem várias maneiras de obter conhecimento; inúmeras instituições de ensino, cursos técnicos, treinamentos comportamentais, livros e teses de doutorados de excelentes conteúdos disponíveis gratuitamente na Internet, para auxiliar o aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais que buscam o autodesenvolvimento. Lembrando que a natureza também é uma fonte inesgotável de aprendizado, e a partir deste conceito, surgiu na década de 90 no Brasil, a metodologia experiencial ao ar livre, conhecida também como treinamento vivencial ao ar livre, outdoor training ou treinamento ao ar livre.

 

A metodologia experiencial possibilita uma nova perspectiva de aprendizado e aperfeiçoamento do C.H.A (Conhecimento, Habilidade e Atitude), visto ser uma ferramenta eficaz de ensino experiencial. O profissional moderno tem visão das exigências do mercado e sabe que precisa se reinventar, se adaptar, superar seus obstáculos, para manter-se competitivo. Afinal, estar comprometido no desenvolvimento das competências de um profissional moderno, aperfeiçoar as relações entre a Natureza humana (intrapessoal e interpessoal), desenvolver diversas competências que necessitar ao longo de sua carreira e vida, sem medo de sonhar e alçar novos voos, é sua meta diária. Afinal, VOCÊ é um único protagonista de sua vida. $uce$$o hoje e sempre!