Voltar para a listagem

Você RH – Vida Pós-carreira


Em 2005, 10% dos brasileiros estavam acima dos 60 anos. Em 2015 eram mais que 14%. Todos chegaremos nesta etapa, e sem cuidado a aposentadoria é percebida de forma errada e causa prejuízos para todos. A VOCÊ RH entrevistou nosso #CEO José Augusto Minarelli sobre a importância do plano de pós-carreira e outras práticas que são adotadas pelas melhores empresas na preparação dos empregados para a aposentadoria:

 

 

Uma questão de negócio:

Segundo o especialista, a organização tem muito a ganhar quando auxilia os funcionários nesse período de transição. “Além de ser uma questão de respeito e consideração, também é possível planejar melhor a sucessão e abrir espaço para quem quer subir na carreira”, diz José Augusto Minarelli, diretor executivo da Lens & Minarelli, consultoria de transição de carreira. “Quando a aposentadoria acontece de uma hora para outra, tende a ser assimilada como uma demissão”, afirma Minarelli, e isso causa prejuízo emocional não só no indivíduo mas também no quadro de colaboradores. Uma dica é estipular uma data-limite para a aposentadoria de maneira aberta e transparente.

 

Outro benefício para o negócio é a transferência de informações. “Por mais que existam dispositivos para registrar o conhecimento adquirido, grande parte do conteúdo ainda está na cabeça das pessoas”, diz Minarelli. Os RHs poderiam combinar com o futuro aposentado uma troca: a empresa ajuda na transição para o pós carreira e ele retribui treinando o seu sucessor.

 

Veja, também, as outras entrevistas do CEO da Lens & Minarelli para as publicações da Editora Abril.