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Você S/A – Contratei errado e agora?


Erros na contratação podem acontecer. Empresas como Zappos.com e Amazon.com adotam políticas inusitadas para lidar com o problema. O presidente e CEO da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, foi entrevistado para uma reportagem da edição de Dezembro de 2016 da VOCÊ S/A sobre as práticas que podem ser adotadas nas empresas para reduzir os danos de uma contratação equivocada, que pode afetar bem mais do que apenas o chefe e o seu funcionário.

 

“Se pouco tempo após uma contratação o gestor perceber que o funcionário não se encaixa nos pré-requisitos da vaga, é melhor é assumir o erro e não efetiva-lo. O período de experiência serve para que ambas as partes – empresa e funcionário – avaliem se querem, ou não, seguir em frente. Em alguns casos é preciso haver uma compensação: é comum no nível executivo, a empresa contratar um serviço de headhunter que convence o profissional a deixar seu emprego e aceitar uma proposta, para só depois constatar o erro de seleção”, diz José Augusto Minarelli, da Lens & Minarelli, consultoria de transição de carreira de São Paulo.

 

O que fazer?

Em geral, deve-se usar o período de experiência, que dura três meses, para desligar o funcionário. Caso ele tenha tirado o profissional de outro lugar, a empresa pode oferecer um programa externo de recolocação. É importante dar um feedback sincero, explicando porque a contratação não deu certo. Além disso, é preciso se desculpar, agradecer e ficar a disposição para algum tipo de ajuda, como compartilhar o currículo com outros colegas nos grupos de referência.

 

Veja, também, as outras entrevistas do CEO da Lens & Minarelli para as publicações da Editora Abril.