Transformação Digital e Inteligência Artificial foram temas de mais um Café com Networking realizado pela Lens & Minarelli em São Paulo

Bate-papo sobre Transformação Digital

Aconteceu, quinta-feira, 09 de novembro, mais um Café com Networking, realizado pela Lens & Minarelli, consultoria especializada em Outplacement®, Transição de Carreira, em sua sede, na cidade de São Paulo. O evento contou com a participação do especialista e assessorado Marcio Santos – em transição de carreira – que falou sobre “Transformação Digital e o Mercado de Trabalho” acompanhado pelo Consultor de Carreiras, David Lingerfelt e do presidente da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, que sinalizou a importância da inovação e do investimento em aprimoramento contínuo num cenário corporativo em constante mudança, com competição acirrada e cada vez mais exigências.

O bate-papo ocorreu em um momento de mudanças de hábitos de consumo, de comportamento do mundo de negócios e de alterações da legislação trabalhista, fazendo com que o emprego tradicional ceda espaço para novas formas de trabalho e remuneração, proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho e no mundo de negócios.

O novo profissional estará na gestão de pessoas, processos e tecnologias, buscando a melhor interação entre as partes, para resultados corporativos positivos e crescentes, num cenário de transformação. Não existe, ainda, uma forma simples de complementar a formação acadêmica e profissional para atender esse cenário. O importante é estarmos todos conectados com tudo, abrindo nossa mente, aprimorando nossas habilidades pessoais e nos preparando para conquistar novas habilidades tecnológicas”, ressaltou Marcio Santos.

O executivo abriu a conversa refletindo sobre um poemaque fala sobre as mudanças da vida, a adoção de hábitos simples e a busca pela paz de uma vida sem medo, vivida a cada momento, com alegria e “tranquilidade no coração”. O especialista fez referência às empresas que tem visitado e já adotam os sentimentos e o amor como fontes de inspiração para definir e alcançar os resultados, destacando que quanto mais digital o mundo se torna, maiores são as oportunidades para que novos valores humanos eclodam na sociedade.

Contextualizou, também, o período no qual vivemos, da era do conhecimento, das novas tecnologias da informação, da comunicação ou da também chamada “Quarta Revolução Industrial” (Indústria 4.0), mostrando como o saber impulsiona os valores da sociedade e falando sobre a importância de se construir uma revolução gerada na educação e na formação dos profissionais, com o objetivo de proporcionar mudanças consistentes na gestão corporativa e  adaptação – das empresas e dos profissionais – à realidade do mundo digital.

As mudanças educacionais e o desenvolvimento profissional precisam trazer, além dos conhecimentos específicos, o desenvolvimento de competências múltiplas e da visão holística do mundo dos negócios. Umas das alternativas que possibilitariam uma evolução consistente seria a adoção do método “Problem Based-Learning” (PBL), que estimula o pensamento crítico e desenvolve habilidades para a solução de problemas locais que podem ser aplicadas globalmente.

O “Problem Based-Learning” diferencia-se das abordagens educacionais convencionais, pois usa os problemas para direcionar, motivar e focar em soluções obtidas por meio de aprendizagem evolutiva. Assim, o PBL proporciona ganhos de conhecimento, desenvolve a capacidade para resolução de problemas, aprimora a comunicação, desenvolve novas habilidades pessoais e profissionais.

O assessorado traçou um paralelo entre o “Problem Based-Learning” (PBL) e o conceito de qualidade total (TQM). Inicialmente aplicado apenas à parte técnica da produção, o “Total Quality Management” evoluiu, aos poucos, para a visão de Satisfação do Cliente (“Total Client Satisfaction – TCS”), promovendo excelência e ampliando a qualidade, objetivando o aumento da credibilidade empresarial. Consolidou-se, então, um processo de “Gestão da Qualidade” constituído por pensamentos estratégicos que antecedem o agir e o produzir – em sua totalidade – contemplando todos os setores da empresa em conjunto com as suas relações externas.

A abordagem híbrida (TQM + TCS + PBL), por sua característica ampla, tem o objetivo de tornar a empresa mais competitiva, flexível e eficaz, a partir da execução de planos sólidos e integrados, que considerem a rápida identificação, compreensão dos problemas e implantação das soluções. Desta forma, soluções inovadoras, efetivas e customizadas surgem com muito mais rapidez e facilidade.

Nas dinâmicas em grupo, conduzidas por Marcio Santos, foram discutidas, tanto as incerteza desse novo caminho, quanto as inúmeras dúvidas que ainda existem sobre a transformação digital e os seus impactos no mercado. Todos concordaram que a transformação digital e o mundo do trabalho demandam um novo pensar sobre o desenvolvimento profissional, com mudanças significativas na educação formal, na educação corporativa, na gestão dos processos, das carreiras e das pessoas.

O crescimento mundial do mercado das startups, especialmente em Israel e no Vale do Silício, bem como o aumento na quantidade de aquisições dessas empresas por grupos tradicionais, representam os passos iniciais do mundo corporativo nessa jornada evolutiva de inovação e adaptação – dos profissionais e das empresas – a esta nova realidade.

Marcio exemplificou o funcionamento deste novo ecossistema com o case do Facebook, lembrando que a empresa se desenvolveu em um ambiente bastante favorável, composto, inclusive, pela origem familiar do Mark Zuckerberg, seu fundador. O executivo ressaltou que neste ecossistema, o networking é ainda mais importante, pois encurta caminhos para aportes de capitais, compras e outras operações de ampliação dos negócios das empresas estreantes.

A transformação digital é caracterizada por mudanças constantes e importantes no mundo corporativo. As organizações devem inovar contratando novos profissionais, promovendo novas parcerias, aquisições ou fusões. Isto exige que os executivos se reinventem para estarem adaptados e prontos para os novos postos de trabalho, em um mercado ainda mais exigente, dúbio e incerto. Muito mais do que excelência, formação sólida acadêmica e experiência prática, o profissional de hoje deve ser flexível, empático, ser movido por paixão, lógica, criatividade, flexibilidade e intuição”, diz Marcio Santos.

Marcio comentou que a mentoria é um dos instrumentos que estão sendo usados atualmente pelas empresas para lidar com egos rígidos, mentes acostumadas ao conforto e habituadas a uma época em que os computadores processavam apenas raciocínios lógicos. Hoje, a inteligência artificial oferece capacidade para que as máquinas aprendam com os usuários e os ambientes de rede.

Outro case citado pelo palestrante foi do Habitat, criado pelo Bradesco. Segundo Marcio, a empresa desenvolveu um ecossistema favorável para inovação, baseando-se no conceito de “Problem Based Learing” (PBL). Assim como outros empreendimentos semelhantes, este ecossistema é formado por infraestrutura e políticas de investimentos que vão de encontro aos problemas, sem intervenção da cultura empresarial. Esta estrutura, especialmente criada para encarar os desafios da transformação digital, minimiza dificuldades e gera benefícios estratégicos para o banco, como riscos gerenciados, custos reduzidos, flexibilidade para os serviços e agilidade para os negócios.

Marcio Santos, foi convidado por David Lingerfelt, Diretor da Lens & Minarelli – Campinas. David agradeceu a presença de todos e, em especial, à doação dos assessorados às atividades propostas pelo Marcio. “O cenário atual amplia as demissões nas empresas, bem como as buscas destas mesmas empresas por profissionais polivalentes, criativos, dispostos a aprender e reaprender continuamente, agindo com lógica e paixão pelo seu trabalho. São novos tempos”, finalizou José Augusto Minarelli, Presidente da Lens & Minarelli.

Sobre o palestrante:

Marcio Santos é Executivo Sênior, Matemático, Mestre em Economia e Doutorando em Ciência de Dados, com passagens por renomadas escolas como USP, FGV e MIT.

Caso você queira conversar com o Márcio,
clique e entre em contato!

Marcio está participando do nosso Programa de Outplacement® e Transição de Carreira, assessorado pelo nosso escritório de Campinas. É especialista em inovação, criativo, entusiasta sobre oportunidades decorrentes da transformação digital e recebeu diversos prêmios internacionais de design e tecnologia. Experiente Diretor Geral, habituado a lidar com ambientes controversos e desafiadores e com projetos de transformação das organizações, tem perfil empreendedor, histórico em duas spin-offs e uma startup.

Desenvolveu sua carreira em multinacionais americanas e nipo-brasileiras, com atuação em Agricultura, Máquinas e Equipamentos, Saúde, Bem Estar e Tratamento de Água. Foi Presidente de câmaras setoriais na ABIMAQ e de agricultura sustentável no Ministério da Agricultura. Atualmente está dedicado à conclusão de sua pesquisa: “O uso da Inteligência Artificial na análise espectral em imagens de satélites.”