O serviço que auxilia os profissionais nos momentos de tomada de decisões

Counseling: quando ele se torna necessário na carreira

Dúvidas e escolhas são constantes em nossa vida e nos impulsionam para mudanças e evolução. No campo profissional não é diferente e nada melhor do que poder contar com conselhos de especialistas que podem nos orientar sobre o que fazer, qual procedimento seguir e como tomar certas decisões sobre questões, como as listadas abaixo:

•  Recebi uma promoção de cargo na empresa onde trabalho, mas será que vale a pena?

• Estou enfrentando diversos conflitos na equipe. Qual a melhor solução para lidar com diferentes comportamentos e expectativas?

• Fui convidado (a) para atuar em outra organização. Será que considero?

• Quero novas experiências empreendendo em um projeto próprio, porém preciso saber se este momento é oportuno. Como proceder?

O counseling é um recurso precioso para quem está diante de questionamentos ou dúvidas como essas acima. O serviço auxilia na análise dos desafios profissionais de forma prática e pontual por meio de diagnóstico e conselhos que ajudam o profissional a tomar a melhor decisão para solucionar suas dúvidas ou problemas e escolher os melhores caminhos para sua carreira.

No caso de uma empresa, o serviço de counseling é capaz de dar consistência na tomada de decisão dos líderes, ajudando-os a identificar as dificuldades ou problemas que algum colaborador ou equipe está enfrentando, corroborando na preservação do desempenho profissional e colaborando na resolução de dúvidas e demandas mais complexas.

Diferenças entre Counseling, Coaching e Mentoring

Muitos profissionais confundem a contribuição destas 3 atividades. Veja as diferenças:

Counseling
– é um aconselhamento pontual de acordo com a necessidade da organização ou colaborador para ajudar na melhor tomada de decisões.

Coaching – é um processo de desenvolvimento, pessoal ou profissional, a partir de uma rotina de reuniões e tarefas que estimulam reflexão e atitudes.

Mentoring – trata-se da relação estabelecida entre um mentor, geralmente um especialista com ampla experiência, e um profissional que busca aperfeiçoamento e desenvolvimento de sua atividade profissional.