Empregabilidade: Como o profissional pode preparar-se para as ocasiões de transição de carreira

Como a empregabilidade pode ser um fator competitivo para profissionais e empresas?

A palavra empregabilidade é uma derivação do verbo empregar. Designa condição de um profissional entrar, progredir e se manter no mercado de trabalho, bem como enfrentar e resolver situações de transição de carreira.

Nas empresas mais competitivas a preocupação com o desenvolvimento da empregabilidade dos seus colaboradores já está incorporada na estratégia de gestão de talentos e desenvolvimento de lideranças, como atividade que aumenta a produtividade e torna o ambiente de trabalho mais agradável, bem como expande a capacidade de adaptação do profissional às novas tendências e inovação dos negócios.

A economia global, as empresas e os negócios vêm passando por transformações. Muita gente pensa que o mercado de trabalho é constituído somente de vagas a serem preenchidas. Já faz tempo que ocupar cargo em uma grande empresa deixou de ser garantia de segurança profissional. As relações de trabalho não são mais duradoras como eram antigamente por diversas razões.

Profissionais com empregabilidade mais desenvolvida são capazes de compreender esta nova realidade, percebendo que o trabalho existe em todos os locais onde há problemas e entendendo que é a necessidade de pessoas (físicas e jurídicas) que criam as oportunidades de prestação de serviços e geração de renda.

Quanto mais sociável e comunicativo, com conhecimento técnico e prático sobre a área de atuação, mais habilidade terá em trabalhar com equipes diferentes. E quanto melhor o networking de um profissional, maior a capacidade de identificar e conseguir novos projetos.

A Lens & Minarelli foi fundada no início da década de 80 com o objetivo de apoiar empresas e profissionais, por ocasião da demissão e consequente transição de carreira. Daí, implantou no Brasil, em caráter pioneiro, a atividade de outplacement® de executivos. Nossa vivência com pessoas e seus processos de transição de carreira nos levou a desenvolver um dos nossos livros “Empregabilidade – Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho”, no qual explicamos os seis pilares que sustentam a carreira e que, ao serem desenvolvidos, aumentam a capacidade do profissional obter trabalho e renda, seja como contratado por alguma organização, ou como protagonista do seu próprio negócio. Os alicerces que compõem a empregabilidade e que proporcionam mais segurança e autonomia na carreira do profissional são:

1) Adequação vocacional
2) Competência profissional
3) Idoneidade
4) Saúde física, mental e espiritual
5) Reserva financeira
6) Relacionamento

Para adquirir essa condição, o profissional deve cuidar de todos os 6 pilares, desenvolvendo-os de forma equilibrada, pois todos são necessários e importantes.

Não basta ser um bom profissional, é preciso gostar do que faz, ser conhecido e lembrado, cuidar da sua marca profissional, manter-se saudável, fazer networking e saber vender o seu serviço. Além disso, é necessário cuidar da reserva financeira, tanto para os investimentos no desenvolvimento da carreira, quanto para suportar os períodos de transição, quando não terá trabalho e renda.

Hoje em dia não basta desempenhar a função só com competência técnica. É preciso ter atributos comportamentais diferenciados para se distinguir da maioria. Cultivar os 6 pilares fundamentais da empregabilidade assegura a condição de um profissional ser contratável, obter renda e proporcionar ainda mais valor para quem contrata o seu trabalho.

Fonte:
MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade – como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho. São Paulo: Editora Gente, 2010. 27ª ed.