A partir dos resultados do Check-up de Carreira, você verifica a condição de empregabilidade e identifica oportunidades para avanço profissional

Como o Check-up de Carreira aumenta as chances de sucesso e satisfação profissional?

Não se deve esperar o momento em que você entra em crise e se questiona sobre suas competências ou satisfação com o que vem acontecendo no trabalho, em uma empresa ou como empreendedor, para avaliar as suas escolhas, corrigir ou redesenhar o seu projeto de carreira. Os obstáculos para sua carreira não estão somente no ambiente externo, mas também nas decisões e atitude que você tem em sua vida e na forma como se relaciona com as responsabilidades profissionais. O Check-up de Carreira ajuda a desenvolver esta consciência.

Ao tomar o controle de sua carreira, investindo corretamente tempo, energia e recursos financeiros no desenvolvimento da sua empregabilidade, você minimiza riscos e aproveita melhor as oportunidades profissionais.

Como na saúde, muitas vezes só paramos para fazer um Check-up de Carreira quando ocorre um incidente, aparece uma surpresa, um risco ou ameaça. Habitualmente não paramos para avaliar nossa saúde e deixamos “o barco correr”, alegando falta de tempo ou excesso de trabalho. Acreditamos que não há risco eminente ou simplesmente ignoramos a possibilidade de um imprevisto acontecer. Se não conhecemos o risco não precisamos nos preocupar com ele. A maioria de nós confunde otimismo com imprevidência.

Como as empresas, os profissionais que cuidam da inovação, da qualidade dos serviços que prestam, que desenvolvem e utilizam a mentalidade mercadológica, têm mais chance de sucesso, reconhecimento e autonomia. Ao realizar um Check-up de Carreira periodicamente, de ano em ano, por exemplo, você obtém benefícios que vão muito além da reciclagem ou aprimoramento de competências:

 Alcança equilíbrio entre propósito, trabalho e vocação;
 Aumenta a sua empregabilidade, ficando em dia com o estado da arte de sua atividade profissional;
 Toma controle do rumo de sua carreira;
 Investe de forma adequada tempo, esforço e dinheiro nos seus propósitos de desenvolvimento pessoal e profissional. Como dizemos na Lens & Minarelli: Quem tem propósito, faz tudo de propósito”.

A maioria das pessoas associa o Check-up de Carreira a uma simples avaliação de personalidade, perfil e competências profissionais. Estas são técnicas e ferramentas que podem ou não ser usadas para ajudar em uma parte do processo. O Check-up de Carreira é mais abrangente do que isso. Inclui uma avaliação da empregabilidade e leva em consideração aspectos emocionais, atitudinais, financeiros, logísticos e mercadológicos, considerando hábitos, antecedentes, características individuais e familiares do profissional.

Este Check-up deve ser feito sobre a situação atual, considerando o momento profissional vivido e os seus sentimentos com o trabalho, com sua profissão, com sua carreira e com sua condição de empregabilidade, para permanecer onde está ou movimentar-se caso esteja insatisfeito, não se sinta reconhecido, perceba-se mal remunerado, trabalhando em uma empresa que não ofereça perspectivas de desenvolvimento profissional, que não esteja bem financeiramente ou que possa oferecer riscos de demissão, por exemplo.

Na Lens & Minarelli fazemos o Check-up de Carreira dentro dos nossos Programas de Outplacement e Counseling, bem como na preparação de profissionais para a transição de carreira. A maior parte dos nossos clientes nunca fez um Check-up de Carreira, fizeram ou estão fazendo agora, durante uma transição forçada em sua trajetória profissional. No início do programa os convidamos a verificar o estado atual da carreira, a satisfação com a profissão ou ocupação atual, seus sonhos, competências, habilidades, se têm consciência a respeito dos benefícios que proporcionam com seus serviços, se há riscos de saúde, se há segurança financeira, se há riscos de arranhões na imagem e prestígio, se a rede de relacionamento é ampla, organizada e cultivada regularmente, dentre outros fatores.

Mas como foi dito no início desse artigo, o ideal é que o Check-up de Carreira seja feito de forma preventiva para que o profissional se planeje e antecipe mudanças. Depois que a mudança ocorre, o Check-up de Carreira ajuda a aproveitar a necessidade imposta para reequilibrar propósito, trabalho e vocação, retomar os rumos de sua carreira e aproveitar o momento para reavaliar todos os seis pilares da empregabilidade:

1. Adequação vocacional
2. Competência profissional
3. Idoneidade
4. Saúde física, mental e espiritual
5. Reserva financeira
6. Relacionamentos

Para manter uma carreira saudável, o profissional deve dar atenção equilibrada para todos estes 6 pilares. O primeiro pilar da empregabilidade, por exemplo, recomenda estabelecer um alinhamento entre o trabalho e a vocação profissional. Ao avaliar a segurança financeira, procuram-se alternativas para incrementar a renda. Levando em conta a sua vocação, o profissional descobre formas não experimentadas de obter receita para construir uma reserva que lhe dê maior segurança, para investir no aprimoramento de seu capital intelectual ou simplesmente para atingir um patamar de qualidade de vida que esteja mais próximo de suas necessidades e expectativas.

Check-up de Carreira na prática

O livro “Empregabilidade – Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho”, do CEO da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, apresenta um questionário e plano de ação com o qual o profissional consegue fazer Check-up de Carreira com base nos seis pilares que garantem carreira sustentável. Você pode obter um resumo dele aqui! Mãos à obra, responda-o e aproveite as recomendações que estão no final do questionário para planejar os próximos passos da sua carreira!

Imagem ilustrativa: Business photograph desenvolvida por Jcomp – Freepik.com