Nove orientações para você cuidar da sua carreira

Para acessar oportunidades, todo profissional deve ter e cuidar da sua rede de relacionamentos. Também deve manter-se em dia com o que ocorre no mercado de trabalho, com as inovações e com os conteúdos relevantes que ajudem a administrar a própria carreira, sua empregabilidade e seu valor profissional.

Listamos nove vídeos gravados pelo nosso CEO para a Exame.com, com orientações que ajudarão a aprimorar sua empregabilidade, seu networking e suas habilidades mercadológicas. Esses são aspectos que precisam de muita atenção durante toda a carreira. Convidamos você a assistir, examinar e refletir sobre esse conteúdo e esperamos que use em benefício do seu desenvolvimento profissional.

1) Como uma consultoria de Outplacement pode ajudar no desenvolvimento da minha carreira?

Nesse vídeo, Minarelli explica como o Outplacement pode ajudar no desenvolvimento da carreira, além de ajudar na recolocação profissional.

2) Como ativar e manter a minha rede de contatos?

No segundo vídeo da lista, o presidente da Lens & Minarelli oferece orientações sobre como você pode desenvolver uma rede de contatos engajada, ativa, eficaz e funcional para ter acesso a oportunidades profissionais e aprimorar o trabalho em rede. O networking funciona como atitude de genuíno interesse pelas pessoas e como técnica. Saiba diferenciá-las.

3) Como posso cuidar da minha empregabilidade?

Avaliar a própria vocação e a forma como você se comunica e se relaciona com o mercado são alguns dos fatores que precisam de atenção e ajudam o profissional a se manter ativo e realizado, bem como enfrentar e resolver as situações de transição de carreira. Descubra como se manter e progredir no mercado de trabalho de forma sustentável, garantindo empregabilidade e o desenvolvimento profissional.

4) Quais os passos para me recolocar no mercado de trabalho?

“Procurar trabalho é um trabalho”. Nesse vídeo, o CEO da Lens & Minarelli destaca que durante a transição de carreira é importante saber expor as competências e as soluções que você pode oferecer à quem pode contratá-lo.

5) O que é ser competente para o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é feito de gente. Nesse mercado, todo profissional é um prestador de serviço para outras pessoas. Dessa forma, “competente é aquele que presta serviço que presta com presteza e por consequência, tem prestígio”. Nesse vídeo, nosso CEO fala sobre o que faz do prestador de serviço um profissional competente.

6) As dicas para vender bem o seu peixe no mercado de trabalho

“Não basta ter um bom peixe, é preciso vendê-lo. Se você quer ser encontrado, precisa se expor e, principalmente, falar aquilo que gera interesse nos outros. As pessoas precisam conhecer você como profissional, conhecer quem você é, o que você faz e o benefício que terão ao contrata-lo.” Nesse vídeo o CEO da Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, fornece orientações essenciais para você vender bem o seu “peixe” no mercado de trabalho e ficar no top of mind dos contratantes.

7) Quais perguntas pegam mal na entrevista de emprego?

Ao ser entrevistado para uma oportunidade, é preciso que você compreenda o “Rito da entrevista”. No primeiro tempo, deixe seu futuro empregador falar e perguntar tudo o que desejar. No segundo, quando for a hora das suas perguntas, há algumas que você deve evitar. Assista ao sétimo vídeo da nossa lista.

8) O que é inteligência mercadológica e como saber se tenho?

Saiba como aumentar o seu QI Mercadológico (Quociente de Inteligência Mercadológica) para aproveitar oportunidades, oferecer soluções eficientes e amplas, saber vender ideias e monitorar a evolução dos serviços prestados. Esta habilidade ajudará você a evoluir no mercado e na própria carreira.

9) Quatro tipos de pessoas que você deve ter na sua rede de contatos

Uma rede de relacionamentos completa conta com quatro tipos de pessoas que podem contratá-lo diretamente ou aproximá-lo de quem precisa do seu trabalho. Compartilhe essas orientações com sua rede e exercite seu networking!

Essas orientações lhe ajudaram? Então aproveite para compartilha-las com seus colegas de trabalho!