Como região promissora, interior paulista oferece mais do que qualidade de vida: oferece oportunidade de trabalho, realização e sucesso na carreira

Oportunidades de carreira no interior paulista: pode ser bom para você!

Nem sempre a oportunidade para avançar na carreira surge nas capitais e, muitas vezes, sair das grandes cidades pode ser favorável ao desenvolvimento da sua carreira. Ao mesmo tempo em que enfrentamos uma crise econômica, o mercado encontra fôlego no interior paulista, onde empresas oferecerem vagas interessantes para atrair profissionais que possam compor suas equipes de colaboradores.

Mas a tomada de decisão para tal mudança precisa ser pensada e deve ser uma medida que explore além dos benefícios que a empresa contratante tem a oferecer. É preciso analisar se essa oportunidade poderá garantir uma experiência satisfatória ao profissional e se com ela será possível estabelecer uma boa qualidade de vida. Você pode conhecer um caso real e efetivo, lendo uma história que foi contada pelo filho de um dos executivos assessorados pela Lens & Minarelli.  Entender as dinâmicas do cotidiano da cidade interiorana desejada é crucial, assim como desenvolver uma análise crítica sobre o que esta transformação pode causar na sua vida profissional e familiar.

O atual cenário é favorável para esta migração. Recente balanço¹ da Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo e empreendedores, apresenta as melhores cidades brasileiras para se empreender, entre elas Campinas na terceira colocação, São José dos Campos em sexto lugar, Sorocaba em oitavo e Ribeirão Preto na 10º colocação. Uma pesquisa² de 2014 da empresa de recrutamento Heads também já mostrava que 72% das 1.125 pessoas consultadas saíram de São Paulo, sendo 34% delas para o interior paulista. Como fator atrativo, 55% apontaram o trabalho, 91% destacaram a qualidade de vida, 75% a segurança e 46% as relações interpessoais.

Esta pesquisa também identificou que quanto mais tempo de carreira, maior o número de profissionais que migraram para o interior paulista, tanto que 44% dos indivíduos tinham mais de 20 anos de experiência profissional, além de apontar as sete cidades mais bem avaliadas pelos entrevistados: Campinas (86%), Jundiaí (74%), Sorocaba (70%), Ribeirão Preto (64%), São José dos Campos (61%), São José do Rio Preto (43%) e Presidente Prudente (24%).

Estes dados, que mostram o movimento migratório, podem fazer com que você comece a avaliar se tem as condições adequadas para esta mudança não só de cidade, como também de se adaptar a novos costumes, ritmo, cultura organizacional e se encontra consenso familiar. Se a possibilidade de mudança for concreta, é essencial verificar se a empresa onde vai trabalhar oferece recursos para desenvolver carreira, se o salário está de acordo com o que você precisa e se está capacitado para colaborar com soluções inovadoras. Neste sentido, o Counseling pode ser de grande valor na tomada de decisão.

Outro caminho que pode ajudar nesta fase de decisão é exercitar seu networking, recorrendo aos colegas de trabalho que passaram pela mesma situação para verificar como estão no momento, os dilemas que enfrentaram e as conquistas que vêm obtendo. Movimentando a sua rede de contatos, você poderá aplicar a Técnica C.O.I.S.A. para trocar experiências e opiniões com sua rede de relacionamentos, obtendo Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões e Aproximações com profissionais que já atuam no interior de São Paulo.

Campinas, por exemplo, que foi apontada como a mais bem avaliada do interior paulista pela pesquisa da Heads, ainda se destaca como a segunda cidade do estado de São Paulo com mais indústrias de transformação, atrás apenas da capital. Engloba 21,3% das indústrias (19.625 estabelecimentos), com destaque para metais (14,6%), confecção de roupas e acessórios (10,6%) e de máquinas e equipamentos (9,1%), de acordo com estudo³ da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) atualizado em setembro de 2016.

Você já pensou em trabalhar no interior? Há muitas e boas oportunidades. Pesquise e prepare sua migração para onde a crise afetar menos. Como afirmou o eminente brasileiro Ozires Silva,  “só tem sorte quem vai”.

Fontes:

¹ Índice de Cidades Empreendedoras 2016 (Endeavor Brasil) – https://endeavor.org.br/indice-cidades-empreendedoras-2016/

² Atratividade do Interior de São Paulo – Heads/ 2014 – https://headsblog.com/2015/01/16/heads-resultado-da-pesquisa-atratividade-do-interior-de-sao-paulo/

³ Panorama da indústria de transformação brasileira – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 11ª ed/ 2016 – http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/panorama-da-industria-de-transformacao-brasileira/