Como eu penso quando penso? Uma viagem profunda pelo autoconhecimento pode nos dar um novo olhar sobre a vida

Quem controla os pensamentos controla a humanidade

Somos o que pensamos. A grande luta humana pertence à guerra pelo domínio dos pensamentos. Pensa, age, habitua, constrói um caráter! Esse poder passa a determinar o filtro pelo qual fica estabelecida a sua visão de mundo, e logo o que você passa a ser.

Então, quem eu sou? Sou aquilo que penso. Como posso me descobrir? Não é fácil, mas é possível. Pergunte pra você mesmo: Como eu penso quando eu penso? No que penso, quando penso? Como pensei instantes antes de agir? Como eu ajo? O que ou quem me faz pensar como eu penso?

Simples, mas requer muita disciplina e vontade, para descobrir a sua unicidade dentre uma máquina complexa de emissões radioativas pulsantes e intermitentes de insights do pensar, precisamos, ao contrário de nos fecharmos, nos abrirmos.

Nada novo. A filosofia existencialista do escritor francês Albert Camus e do filósofo Jean-Paul Sartre propõe a experiência profunda, a imersão em si e o emergir com as descobertas. Nunca me esqueço do livro “A queda”, de Camus, que li durante uma viagem que fiz em Amsterdã.

Então, é preciso visitar distintas culturas, visões, abertura para o que julgo hoje errado, indiferente, certo, muito certo… Vivenciar dialéticas posições. E sempre perguntar para o meu pensamento: “e agora, como eu penso quando penso?”

Após profunda busca do quebra-cabeça da verdade, devemos descobrir que não existe somente uma verdade. Ela está espalhada em partículas por todos os cantos. Assim, quem for jogar com ela, a achará ou a perderá, não importa o seu ponto de observação do universo.

Então, voltamos para nós mesmos. A verdade brotará do nosso núcleo intocável, ou agora multitocado pelas vivências as quais nos oferecemos para ver, sentir, ouvir, degustar e tocar.

Talvez isso deva ser o viver na multiplicidade de vidas que deveríamos viver (quem disse que temos apenas uma só vida?).

Desconfie da ausência da dúvida, e saiba que precisamos dela. Como você pensa quando pensa nisso?

Um guerreiro trava a maior de todas as batalhas pela liberdade do seu pensamento!

Sobre o autor:

* José Luiz Tejon é mestre em Arte, Cultura e Educação pela Universidade Mackenzie, doutorando em Ciências da Educação pela UDE – Universidad de la Empresa/Uruguai (UDE) e especializações em HarvardMITPace University, Insead. É professor de Pós-graduação em diversas universidades, como a FGV In Company e Audencia Business School – Nantes/França, e sócio diretor da Agência Biomarketing.