Somos Suscetíveis às mudanças

Vivemos em um momento conturbado, mas nem por isso precisamos ter receio quando mudanças acontecem em nossas vidas. Nós todos somos suscetíveis às mudanças, seja na vida pessoal ou profissional. Em nosso caminho corporativo, é preciso que tenhamos conhecimento e apoio para aceitar e conduzir transições, pois elas podem nos trazer grandes benefícios.

Acabo de ler um instigante artigo do CEO da Litteris Consulting, Cezar Taurion. O texto alerta para o fato de que tudo que puder ser automatizado será, inclusive o emprego, as relações de trabalho e as atividades dos RHs.

O mundo digital acompanha a demanda de transformação de empresas, sociedade e modelos de negócio. Tudo isso exige novas posturas e comportamentos. A resiliência e prontidão para enfrentar os desafios exigem dos executivos atitudes diferenciadas para lidar com a pressão no curto prazo, crise econômica, e principalmente com a competitividade nos ambientes internos e mercados corporativos.

Torna-se fundamental olhar para o cenário no curto, médio e longo prazo e preparar-se continuamente para as mudanças diárias que o mundo globalizado e tecnológico impõe.

Ficar na zona de conforto baseado no sucesso de uma carreira bem-sucedida faz o executivo perder no jogo do mundo empresarial e correr o risco de ser substituído por novos profissionais antenados e dispostos a mudar e adaptarem-se a todo e qualquer cenário.

Da mesma forma que o profissional, as empresas precisam se adaptar ao mundo competitivo dos negócios e utilizar estratégias cada vez mais inteligentes e ágeis para vencer o concorrente, bem como contar com executivos que sejam a mola propulsora da mudança e ter a liderança necessária para vencer em cenários adversos e concorridos.

A Lens & Minarelli trabalha com transição de carreira nas demissões de executivos e, durante todos esses anos, temos convivido com as constantes mudanças nas organizações, nos processos, nas relações de trabalho e nas oportunidades de emprego. No dia a dia, mesmo alguns profissionais que acompanham toda essa transformação são demitidos. Eles sofrem um grande impacto e necessitam de apoio emocional, de empatia e de orientação de um conselheiro profissional, não só para procurarem um novo trabalho, mas também para compreenderem esse extraordinário mundo novo que está por vir, cheio de riscos e de oportunidades.

Desde a nossa fundação, há 35 anos, a Lens & Minarelli conduz seus programas individualizados de Outplacement® para executivos com o lema “Gente cuidando de Gente”. Essa é a diferença que temos: Outplacement® é muito mais que recolocação.

Convido você a ler o artigo do Cezar, acompanhar o nosso Blog, refletir e preparar-se para estar em destaque neste cenário em constante mutação.

Não deixe a revolução tecnológica atropelar você. Prepare-se e surfe na nova onda!

Um abraço!
José Augusto Minarelli – CEO