Empregabilidade: aprimore esta condição para progredir e se manter ativo no mercado de trabalho

Empregabilidade, empregável e não necessariamente empregado

Ter segurança profissional, hoje, é mais do que ter um emprego e um salário. É ter a possibilidade, a condição de conseguir trabalho e remuneração, independentemente da idade e de estar ou não empregado. É o que chamamos de empregabilidade, e que resulta da capacidade de prestação de serviço e obtenção de trabalho. Cultivar a empregabilidade é manter a posição de ser contratável por ser um provedor de soluções para as atuais demandas do mercado de trabalho. Essa é a grande transformação que garante uma carreira sustentável.

Para aumentar a empregabilidade, os profissionais precisam estar aptos do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, humano e social para solucionar com rapidez problemas cada vez mais sofisticados e específicos. Conhecimentos atualizados, múltiplas habilidades e boa reputação são o grande capital das pessoas que vendem o próprio trabalho.

Informação e conhecimento são vitais. Saber manejar um computador, por exemplo, é tão fundamental quanto ler e escrever. Além disso, o profissional dos novos tempos deve tomar a iniciativa de oferecer e vender seus serviços, em vez de ficar à espera das demandas, isto é, ele precisa empresariar seu talento, vender seu peixe. Alguns conseguirão adaptar-se aos novos tempos. Outros sairão perdendo. O que acontecerá com você?

O fenômeno da globalização inaugurou a franca expansão tecnológica, a racionalização dos sistemas de produção e a alta competitividade da sociedade da informação – expressão cunhada no fim do século XX.

No entanto, se as mudanças estruturais das empresas afetaram a oferta de emprego, por outro lado criaram novas oportunidades de trabalho.   Basta desenvolver novos talentos para enxergá-las. É necessário trocar o que chamo de “velho sistema operacional do emprego” por um novo jeito de pensar e atuar.

Costumo dizer aos meus assessorados que o mercado pede a substituição do sistema operacional emprego por trabalho, como se fosse uma troca do DOS pelo Windows. Na era do DOS, era necessário digitar cada ordem de comando para executar programas e funções, que exigiam tempo e um trabalho meticuloso do usuário. Com o Windows, o novo sistema criou ícones, com novas formas de comando, e a mudança na interface gráfica revolucionou a interação com o computador.

É de um marco comparável a esse que estamos falando. Quando relaciono a troca de conceito sobre trabalho com a substituição do DOS pelo Windows, quero dizer que é necessário mudar a maneira de ver, pensar, sentir e agir no campo profissional.

Artigo do especialista em Outplacement® e aconselhamento de carreira, o presidente e CEO José Augusto Minarelli para a 110ª edição da Revista do Farmacêutico (Fev-Mar de 2013), publicação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Ilustração desenvolvida por Creativeart – Freepik