Demitir não é tarefa simples. Líderes devem se atentar ao valor que uma demissão humanizada tem para o ex-colaborador e para a imagem corporativa

Demitir não se aprende na escola

Embora faça parte do processo de gestão de pessoas, a tarefa de demitir ainda não faz parte do currículo dos cursos de gestão, nem de programas de formação e aperfeiçoamento de líderes.

Pesquisas sobre Práticas de Demissão, sob o ponto de vista dos demitidos, realizadas pela Lens & Minarelli nos últimos anos, indicam que em grande parte das ocasiões as demissões ainda são mal conduzidas. E são mal conduzidas porque esse ato de gestão não é agradável. Por não ser agradável, não é ensinado. Atrair, selecionar, desenvolver, avaliar e remunerar são atividades mais agradáveis e desenvolvidas internamente com quem integra o quadro de funcionários.

Todos os dirigentes, do mesmo jeito que contratam, demitem e uma demissão impacta muitas pessoas e situações:

  • ●  O demitido;
  • ●  Os que permanecem;
  • ●  Os familiares do demitido;
  • ●  O mercado onde se recruta candidatos;
  • ●  A reputação da empresa como empregadora.

Com as transformações ocorridas nas empresas, em função de fusões, reestruturações, fechamento, transferência de local e incorporação de tecnologias que substituem ou modificam a necessidade de trabalho humano, as demissões são cada vez mais comuns. É do gestor a responsabilidade de fazê-las e se precisam ser feitas, devem ser bem feitas. Com os cuidados de tratar gente como gente, com respeito e dignidade. Isso requer atenção aos detalhes e à comunicação adequada com todos os envolvidos, diretos, indiretos, internos e externos. Há vários riscos, prejuízos e custos escondidos para a empresa e para a pessoa, que são dever do gestor tratar.

Outplacement® foi desenvolvido para suprir a lacuna deixada pelas escolas no que tange ao processo de comunicação e aos detalhes do procedimento de separação entre executivo demitido e empresa. Adicionalmente, o Outplacement cuida do apoio aos demitidos durante a transição de carreira, para que busquem de forma sábia e organizada o novo trabalho remunerado.

Assista a um vídeo da Exame.com, onde falei sobre “Qual a melhor forma de anunciar uma demissão” e ofereci orientações que podem ser aproveitadas no seu ambiente de trabalho, seja você o empregador ou colaborador:

José Augusto Minarelli, CEO da Lens & Minarelli, especialista em Outplacement® e Orientação de Carreira para executivos.

* Ilustração desenvolvida por Freepik.
* Vídeo da Exame.com