Como forte tendência, espaços compartilhados de trabalho expandem networking, incentivam colaboração e otimizam projetos

Aproveite espaços compartilhados de trabalho para gerar negócios

Vivemos a Era do Conhecimento, que exige constante atualização do profissional, disposição para trocar experiências, compartilhar projetos e habilidade para fazer do networking um estilo de vida que ajude a resolver problemas e encontrar soluções para a sua vida, sua carreira e de outras pessoas.

Viver em rede: 

A Era do Conhecimento resulta da consolidação de um hábito milenar da sociedade: o de viver e conviver em rede. Nesse sentido, os avanços tecnológicos da Era do Conhecimento proporcionam mais do que processos otimizados. Eles agilizam a comunicação, facilitam o relacionamento e ajudam a conectar pessoas que tenham propósitos em comum e objetivos complementares.

Em 2003 já apresentávamos em nosso boletim bimestral, Vida & Carreira (na época ainda em papel), o conceito de Netliving (viver em rede):

“O termo networking parece ter entrado na moda. Na febre por expandir contatos, muitos se tornam meros colecionadores de cartões de visita. Cumprem rituais, mas não efetivam o principal: a construção de uma sólida rede de relacionamentos, cultivada no caldo do respeito e da reciprocidade. Talvez seja o momento de rever o conceito.

Desde que nascemos, estabelecemos uma rede de relacionamentos que se estende por todas as áreas da vida. Conectados de múltiplas formas, os indivíduos nutrem relações pelo simples prazer de compartilhar valores ou trocar informações de interesse mútuo. Firmam, dessa forma, vínculos que extrapolam as dimensões de tempo e espaço. Quem aprende a conviver, cultivando os elos com generosidade, expande os horizontes e fortalece uma conexão mais ampla, pondo em prática o netliving.

Muito mais que uma estratégia para ampliar oportunidades de carreira e de negócios, o netliving é uma questão de postura diante da vida. Como seres sociais, buscamos grupos afins. A complexidade do mundo atual, no entanto, impõe a expansão dos horizontes para além das relações mais óbvias e naturais, demandando um esforço extra. Já não basta abrir portas: é preciso mantê-las acessíveis.

Na ânsia por ampliar contatos e possibilidades, muitos recorrem ao networking selvagem, banalizando o termo e a prática. Como, a cada dia, a rede se torna ainda mais preponderante para a evolução do mundo, torna-se imprescindível resgatar sua essência e conceituá-la sob um ponto de vista mais amplo, considerando toda sua dimensão. Netliving constitui o termo mais adequado nesse sentido, por embutir a ideia de prática de vida – algo que tem a ver com o esforço do ser humano em somar e multiplicar não somente em benefício próprio, mas também do seu semelhante e da coletividade”

Acompanhando as transformações da sociedade, a renda deixou de ser a única moeda de troca nas relações de trabalho. Adicionalmente, profissionais e empresas precisaram se organizar para aumentar a capacidade de oferecer mudanças diante das eventualidades do ambiente externo.

Espaços compartilhados de trabalho:

Hoje, 13 anos depois do nosso artigo sobre Netliving, trabalhar em escritórios compartilhados, como em coworkings, cafés e restaurantes com ambientes especialmente desenhados para este fim, deixou de ser alternativa para ser a rotina na vida de muitos profissionais.

Ilustrando essa tendência, uma pesquisa de 2015, da empresa de recrutamento Robert Half, identificou que 44% dos diretores de Recursos Humanos aumentaram o uso de práticas de home office entre 2012 e 2015 no Brasil. Esse percentual é muito maior do que a média mundial, de 29% segundo o mesmo estudo. Quanto à oferta de coworking, uma pesquisa do Movebla e Ekonomio, em parceria com a Coworking Brasil, apontou um crescimento de 52% nesse mercado entre 2015 e 2016.

A maior competitividade do mercado tem exigido otimização de custos e agilidade de adequação dos negócios às demandas da sociedade. Essa busca tem favorecido os modelos de trabalho autônomo, que propiciam maior flexibilidade e têm a autogestão como principal característica. Como alternativa ao home office, os espaços compartilhados de trabalho oferecem a potencialização que as empresas procuram, a mobilidade necessária para os profissionais e a maleabilidade que ambos tem buscado. Esses locais são especialmente pensados para reunir indivíduos em um ambiente onde exista diversidade de pessoas, estímulo para criação e colaboração.

Como parte das facilidades oferecidas pelo programa de Outplacement, a Lens & Minarelli oferece aos executivos em Transição de Carreira um espaço compartilhado para que desenvolvam, em regime de coworking, os seus projetos.

Se você é empreendedor ou prestador de serviço, considere seriamente utilizar essa facilidade de trabalho.

Fontes:

Censo Coworking Brasil 2016, por Movebla e Ekonomio, em parceria com a Coworking Brasil – https://coworkingbrasil.org/censo/

Cresce o home office no Brasil, estudo da empresa Robert Half – https://www.roberthalf.com.br/blog/cresce-o-home-office-no-brasil

Ilustração desenvolvida por Freepik