Aposentadoria permite assumir novas posições sociais e no mercado, criando outras realidades e possibilitando mudanças nos hábitos de vida

Como lidar com a mudança de vida após aposentadoria

Vivemos uma era de transformação de conceitos. Um deles é o conceito da aposentadoria. Um dos desafios ligados a essa fase da vida e, possivelmente, o maior, é lidar com a ideia de inatividade, ainda associada à condição de quem se aposenta. Nessa concepção, aposentar-se significa encerrar as atividades produtivas e ficar a mercê das atividades não planejadas, do lar, prazerosas ou não, de algum lazer disponível e possível, ou de atividades voluntárias, uma vez que as oportunidades de trabalho como empregado, em geral, são escassas para pessoas com idades mais avançadas. No entanto, esse modo de pensar tem se modificado, especialmente nos grandes centros.

Esse cenário vem se transformando, uma vez que, nas últimas décadas, a expectativa de vida cresceu, especialmente nos países desenvolvidos. Hoje, as pessoas envelhecem com mais saúde, disposição e, consequentemente, com vontade de se manterem ativas intelectualmente e produtivas em suas profissões e ocupações.

Assim, a realidade se transforma e nós também a transformamos. Fazemos isso à medida que nos conscientizamos que a aposentadoria não é um ponto final, mas um novo começo.

É a hora de assumir novos papéis, desprender-se das estruturas arraigadas, realizando ajustes nos modelos incorporados, adaptando-se à nova realidade, efetivando mudanças de hábitos de vida e incorporando um novo aspecto social.

Como fazer isso? Pode estar certo que não é tão complicado. Toda mudança, e consequente transição de carreira, é um convite ao processo de pensar e planejar a vida. Pensar em si mesmo, desenvolver e usar o poder do autoconhecimento. Parar e organizar as ideias, deixar que elas fluam sem críticas iniciais, desprender-se de preconceitos e se desapegar do comum e conhecido.

Nos próximos artigos, escreverei sobre o significado do trabalho para o indivíduo, sobre os desafios da segunda metade da vida e da carreira profissional, e sobre como ela pode ser organizada, já que as perspectivas de longevidade estão presentes em nosso tempo.

Apresentarei alguns casos pertinentes e projetos interessantes de orientação e preparação para aposentadoria. Se o tema é importante para você, continue acompanhando o nosso blog. Siga as nossas publicações nas redes sociais, no nosso LinkedIn, no Twitter ou no Facebook e visite este blog periodicamente, pois toda semana publicamos um artigo novo para ajudar no desenvolvimento da sua carreira. Até o próximo artigo!

Sobre a autora:

Telma Guido é consultora de carreira da Lens & Minarelli. Com experiência em desenvolvimento de lideranças, apoio a executivos C-level nos programas de gestão e transição de suas carreiras, bem como em programas individuais e coletivos de carreira dirigidos aos jovens em fase de escolha profissional. É especialista em elaboração e aplicação de programas de preparação para aposentadoria/pós-carreira,  graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduada pelo Instituto Sedes Sapientiae em Orientação Vocacional, Profissional e Ocupacional. Certificada em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute, é coautora do livro “Consultoria: coleção de Cases de Sucesso” – capítulo: “Os Pilares da Aposentadoria – Trabalho e Segunda Metade da Vida”, da Editora Nelpa/2016.