Jean-François Saghaard, um dos nossos assessorados, fala sobre o processo de recolocação profissional pela Lens & Minarelli

Aprendizados do Processo de Recolocação Profissional

Em um processo de recolocação profissional e na busca por uma nova oportunidade de trabalho, mesmo que um profissional reconheça seu potencial e se encontre motivado, em minha opinião, a busca por um parceiro que possa apoiá-lo durante a transição de carreira é fundamental. Felizmente, no meu caso, a consultoria de uma empresa de Outplacement® foi oferecida pelo meu último empregador.

O projeto de reposicionamento profissional na organização de Outplacement®, Lens & Minarelli, começa com a integração entre o profissional (ou assessorado) e o(a) consultor(a). Na primeira reunião, o consultor descreverá as etapas que compõem a reflexão e a análise das oportunidades de reposicionamento.

Contando com o apoio de uma plataforma digital que oferece um passo a passo para que o profissional faça sua “lição de casa”, o foco será na autoanálise do percurso profissional e nos aprendizados da última experiência. Para olhar para frente, o executivo deve ter seu legado compreendido e “resolvido”. O consultor apoia o assessorado nesse processo que conta com um sistema prático e seguro para descrever seu histórico de carreira. Essa é a primeira oportunidade de valor dessa experiência, o momento de desenvolvimento de um balanço profissional, com prós e contras, para que, então, possa se olhar para frente.

Nas primeiras semanas “out of the job”, a autoanálise demanda dedicação. Essa reflexão é profunda e a qualidade dela será fundamental para que novas oportunidades, aderentes às verdadeiras aspirações profissionais, sejam reconhecidas e bem aproveitadas. Nesse período, também é importante valorizar a dinâmica das reuniões com o consultor e o ambiente da organização de Outplacement®. Na empresa, o profissional encontra um espaço corporativo onde pode trabalhar, assistir a palestras e interagir com o time da Lens & Minarelli. Essa convivência, neste local, com profissionais da consultoria tem um impacto muito positivo para quem perdeu a rotina de trabalho em um escritório.

Terminada essa fase, assessorado e consultor mudam a pauta para o futuro. Essa conversa pode envolver ajustes que permeiam um caminho conhecido ou, muito pelo contrário, considerar uma mudança significativa. O profissional começa a avaliar e testar hipóteses para se relançar e em muitos casos é considerada a opção por um negócio próprio. A consultoria oferece eventos e o atendimento especializado de profissionais para considerar questões mais específicas. Por exemplo, o planejamento financeiro para abertura de um negócio próprio.

Adicionalmente, na minha experiência, as duas consultoras com quem tive contato apresentaram outros assessorados. Tive o prazer de conversar com o CEO, Sr. José Augusto Minarelli. Uma organização de Outplacement® tem um capital humano que vai além dos consultores. Muitos profissionais estão vivendo essa experiência de concluir um ciclo e abrir uma nova página. Essa riqueza de contatos é aproveitada em eventos, no espaço do café e pela indicação das consultoras.

Toda essa trajetória de reposicionamento não é feita só de momentos triviais ou de fácil assimilação. Nessa situação, somos desafiados a nos reinventarmos e entendermos que uma recolocação não deve ser construída de forma atabalhoada. Os profissionais devem reconhecer que o tempo precioso que ganhamos nesse período merece ser aproveitado ao máximo, seja para uma reflexão mais profunda, seja para ampliar sua rede de contatos e conhecimentos. Tive a felicidade de ter o apoio de uma consultoria com profissionais muito dedicados que oferecem mais do que ferramentas e experiência, também oferecem o conforto de uma “casa” para que o profissional possa buscar uma nova morada.

Sobre o autor:

Jean-François Saghaard – Assessorado entre 11/2016 e 05/2017 pela Lens & Minarelli; graduado na FEA-USP (1998) e com MBA na HEC-Paris; Executivo de Marketing e Digital com passagens pela Credicard, Banco Itaú e Insper.